Desde que conheci o Derick Lemos, em 2015, quando me habilitei para ser Estagiário Sênior na Agência Métrica, temos conversado muito sobre Comunicação e seus caminhos.
Este meu blog Publicidade Vivida existe pela força que o Derick me deu para colocá-lo de pé.
Acontece que hoje o Derick postou no Face o texto abaixo.
É uma mensagem perfeita sobre tudo o que estamos vivendo. Creio que o blog vai ganhar com esta inclusão. Com a palavra, Derick Lemos:
“Viver em meio à natureza não resolve os problemas, é óbvio, mas é que às vezes parece que estar em meio à natureza – com barulhos de insetos, pássaros, vento, chuva caindo na terra… pode parecer romanticamente perfeito, mas não é a solução para todos os problemas.
Pode até ajudar a direcionar a importância que você dá a alguns deles – talvez pelo fato de ter mais horizonte para se observar – mas não deixam de ser questões a serem resolvidas.
Por exemplo, logo que cheguei aqui na Eco Vila Gamarra para 3 meses de residência, dos quais já se passaram 2, vi que teria que me reorganizar para equilibrar o aprendizado de morar no meio do mato com o ritmo de trabalho que eu vinha sustentando depois de um período intenso.
A Métrica foi impactada por um bom fluxo de novos clientes, que estão se dedicando mais ao Marketing Digital Pós-pandemia.
Por isso, precisei dedicar mais horas ao trabalho. Mesmo com o período de 6h às 9h da manhã dedicado integralmente a mim – com yoga, meditação, café da manhã completo… tive dificuldade de aproveitar o espaço aqui em meio à natureza.
Somente a partir da terceira semana aqui é que consegui deixar de trabalhar até tarde da noite.
Estar no meio do mato não reduz os seus afazeres, mas te ajuda demais a se concentrar neles, a ter uma qualidade de produção sem pressão, apenas controlada pelo foco na execução das tarefas.
Já fui o tipo de empresário de Publicidade que achava bonito trabalhar 100% do tempo. Hoje busco balancear trabalho com tempos de qualidade.
A paixão do fazer está em comunicar e pensar em como fazer isso da forma mais efetiva em vários aspectos.
Não glamourizo a questão de trabalhar demais. Trabalhar demais é demais!
A questão é trabalhar duro quando é preciso, não fugir do compromisso e se ligar pra isso não ser constante.
Publicidade, a gente sabe, é atingir objetivos de marketing com estratégias de comunicação.
E há a publicidade perfeita, que comunica com clareza o que pode e deve ser melhor comunicado; que trata as pessoas da equipe com respeito, lembrando que elas têm suas vidas pessoais.
As pessoas e clientes com os quais me relaciono também estão alinhados com isto. Agradeço demais, sempre, por poder viver como vivo.
Antes mesmo de dar este passo de trabalhar remotamente, em contato com a natureza, já sabia que aqui seria um ótimo lugar para pensar melhor sobre estes e vários outros assuntos.
Decidi focar nos estudos sobre produtividade e trabalho remoto – temas dos quais já gosto e dou uma bisbilhotada há muitos anos.
Navegando na Internet, caí num Universo onde vi que tem muita gente também entusiasmada e estudando o assunto da “nova relação com o trabalho”.
Como o ser humano está se relacionando com o seu tempo, espaço e trabalho?
A computação e a Internet nos permitem ter maior capacidade produtiva, mas nós parecemos não saber dosar, pôr limites.
Muitas vezes ele se mostram pra nós através de doenças causadas por excesso de trabalho, na tentativa de produzir mais e mais.
Mas existe um ponto que está ficando cada vez mais claro: a qualidade do tempo de trabalho.
Trabalhar tendo que controlar playlist, notificações na tela roubando a atenção, celular, pensamentos ansiosos, dificuldade em aprofundar para concluir as tarefas com agilidade…
Isso acaba te tornando menos produtivo e você se permite trabalhar mais horas para produzir mais.
Não tínhamos tantas tarefas nem tantas ferramentas para executá-las, mas a equação de o que é e quando executar, esse refinamento nunca vai parar.
A evolução pede uma adaptação.
Evolução constante, adaptação constante.
Tenho consumido os conteúdos de um pessoal muito competente e sério em tratar de produtividade, trabalho, vida pessoal, trabalho remoto… Você vai gostar de conhecer esse povo:
– Officeless
https://www.instagram.com/beofficeless/
Um pessoal vanguardista que já estuda o modelo de trabalho fora do escritório. Recomendo que comece pelo Podcast deles. Só procurar no YouTube.
– Luciano Braga
https://www.instagram.com/lucianohbraga/
Achei um cara que faz várias paradas maneiras! Inclusive tem uma empresa bacaníssima que está me inspirando.
Há gente brilhante neste mundo! Comecei pelo livro “O poder do tempo livre”.
– Izabella Camargo
https://www.instagram.com/izabellacamargoreal
O livro “Dá um tempo!” é muito bom, entrevista mais de 100 pessoas que refletem sobre o tempo e nossa percepção sobre ele.
– Basecamp
https://basecamp.com/books
Essa é uma empresa modelo pra mim.
Recomendo todos os livros que Jason Fried, CEO, escreveu.
– Satyanatha
https://www.youtube.com/c/satyanatha
Um monge brasileiro que produziu um aplicativo: o Vivo Meditação.
Bom proveito!
E você, conhece algum Instagram, Podcast, Canal no YouTube ou livro que fale sobre o assunto pra compartilhar?“