Chegou a hora de você acreditar na democratização da ousadia?

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O Empreendedorismo é filho caçula e mimado da Comunicação Online e do Marketing Digital.
Cuidem para que não seja um filho abandonado, à procura de um tutor sem vocação.

Esta é uma constatação. O mundo inteiro assiste à uma explosão irreversível do fenômeno chamado de Empreendedorismo, mas é justo e necessário que se diga, ou se deixe registrado que, sem a comprometida adesão da Comunicação Online e, por extensão, sem o incansável apoio do Marketing Digital, o Empreendedorismo não teria saído do chão. E mais: sem estas duas alavancas, ele poderia estar correndo o risco de nadar, nadar e morrer na praia.

Empreender, verbo cheio de charme para quem sonha em ter seu próprio negócio, passou a ser palavra de ordem, uma espécie de senha para a abertura de novas e bem sucedidas empresas, prometidas iniciativas, desde o início fadadas ao sucesso, ao lucro imediato, à impossibilidade de fracasso, enfim, o caminho das pedras, para que superemos, impávidos, o momento de crise, as dificuldades evidentes que o país atravessa.

Não existe Associação, Serviço, Secretarias de governos estaduais ou municipais que não estejam comprometidas na difusão e no incentivo ao Empreendedorismo.

Naturalmente, o meio acadêmico também já despertou para este tópico e o Empreendedorismo ensaia seus primeiros passos como disciplina curricular ou, por que não, sendo incluído como ensino extensivo.  

Tudo bem. Nada mais difícil do que enfrentar uma tendência e não pretendo remar contra a maré ou, simploriamente, criticar uma idéia, principalmente quando se sente que por trás dela está uma poderosa preocupação em valorizar  um autêntico sentimento de auto-realização, que vai beneficiar milhões de pessoas.

Mas, todo cuidado é pouco. O Empreendedorismo se apresenta como possível solução para dar ao novo desempregado ou sub-empregado uma oportunidade digna de espaço e renda estáveis que ele perdeu, em função do desemprego, que, muitas vezes, o alcançou em pleno pique profissional , quando tudo parecia correr bem.

O Empreendedorismo acena, então, com sua bandeira de esperança e alimenta a ideia de que merecidas e construídas indenizações trabalhistas possam ser mobilizadas para dar partida a um novo negócio. Certo? Nem sempre. O possível empreendedor precisa estar seguro quanto às suas perspectivas, sua carga de dedicação física, técnica e motivacional ao novo negócio. Precisa, inclusive, levar em conta o envolvimento de sua família na nova empreitada. Serão sócios, colaboradores ou consumidores preferenciais? Deve levar a sério e por no papel   sua expectativa de ganho a curto, médio e longo prazos.

E, neste ponto de nossa digressão, cabem  perguntas:

  • será que este novo empreendedor, que ouve falar no poder da Comunicação Online, está consciente de que deve buscar no Marketing Digital sua melhor relação Investimento / Benefício?

  • ele já está convencido de que o Marketing Digital é quem pode chegar, seletivamente e a custo racional ao seu público-alvo?

  • ou será que vai procurar encontrar soluções “mais em conta”,  feitas em casa, improvisadas, não necessariamente assistido por Agências de Marketing Digital, profissionalizadas e criativas, capazes de pavimentar melhor seu caminho em busca da Ousadia?

O tema é fascinante, envolve sonhos, expectativas e esperanças e merece ser tratado com maturidade, sem achismos ou palpites meramente otimistas.

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