Publicidade: uma nova visão?

Square

Nos últimos 50 anos, o mundo mudou muito. Principalmente a Comunicação, que sofreu uma enorme transformação. Foi na virada do milênio que a Tecnologia da Informação deu à Internet a capacidade de mudar muita coisa. É notável o impacto desta mudança na Publicidade.

Comunicação é uma palavra derivada do termo latino “communicare“, que significa “partilhar, participar algo, tornar comum“. É a comunicação que dá ao homem a capacidade de entender e ser entendido pelo seu semelhante. Por meio da comunicação, os seres humanos partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade. A comunicação sempre foi de importância vital, transformando-se em uma ferramenta de integração, instrução, troca mútua e desenvolvimento.

É fundamental reiterar que a essência da comunicação é a informação, sem a qual a comunicação não passa de uma tentativa frustrada entre pessoas, organizações e, até mesmo, países. Comunicação sem informação de qualidade é ilusão! Será sempre a qualidade da informação que vai determinar a eficiência da comunicação.

Na década de 50, a televisão assumiu a liderança entre todas as mídias, graças à sua velocidade, cobertura e consequente poder de massificação. O Marketing soube aproveitar isso e expandiu a Publicidade como nunca. É fato que consumidores potenciais de produtos ou serviços, integrados num determinado segmento, podem mudar de canal e ignorar o teor e apelos da Publicidade, mas as mensagens continuarão sendo vistas por outros milhões de telespectadores.

Todavia, é forçoso reconhecer que, quando a Publicidade insere suas mensagens nas redes sociais, em questão de segundos, o consumidor pode ignorar o que a Publicidade pretende: prender sua atenção. Vale reiterar que a alma da informação é o seu conteúdo e, enquanto o conteúdo que você insere em sua Comunicação Publicitária for relevante, verdadeiro, ético, envolvente e persuasivo, a Publicidade continuará a ocupar no mundo o lugar que conquistou na mente e no coração dos homens.

Deixe seu ponto de vista, comente: