Comunicação é uma palavra derivada do termo latino “communicare“, que significa “partilhar, participar algo, tornar comum“.
(Leia mais: Tudo mudou. Nada mudou. #Parte I)
Nos últimos 50 anos, o mundo mudou muito, mas, principalmente, a Comunicação sofreu uma enorme transformação.
Foi na virada do milênio, e podemos colocar o ano de 2001 como marco, que a Tecnologia da Informação doou à Internet a capacidade de mudar muita coisa.
É a Comunicação que dá ao homem a capacidade de entender e ser entendido pelo seu semelhante
Por meio da Comunicação, os seres humanos e os animais (por que não?) partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.
Desde o princípio dos tempos, a Comunicação foi de importância vital, transformando-se em uma ferramenta de integração, instrução, troca mútua e desenvolvimento.
E, hoje, a partir da revolução tecnológica que experienciamos, é possível observar que, mesmo abrindo mão de sua faceta mais marcante, a vertente social, há uma intensa Comunicação entre homens e máquinas e, para ser mais exato, entre máquinas que criam os seus próprios códigos!
Ou você duvida que robôs possam se comunicar e se entender graças à inteligência artificial?
Explore, desenvolva e coloque a Inteligência Artificial a seu favor, mas não se deixe escravizar pelos robôs!
O processo de Comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um receptor, que descodifica, isto é, interpreta uma determinada mensagem.
No nosso dia-a-dia, somos atingidos por centenas, às vezes milhares, de mensagens oriundas de diferentes centros de difusão, tais como a comunicação intrapessoal, comunicação interpessoal, Marketing, Publicidade, Propaganda, Relações Públicas, Jornalismo e Telecomunicações.
A Internet, sustentada e alavancada por todas as plataformas, aplicativos e processos propiciados pela Tecnologia de Informação, foi uma das principais responsáveis pelas mudanças que a Comunicação sofreu.
No entanto, é fundamental reiterar que a essência da Comunicação é a Informação, sem a qual a Comunicação não passa de uma tentativa frustrada entre pessoas, organizações e, até mesmo, países.
Comunicação sem informação de qualidade é ilusão!
Será sempre a qualidade da informação que vai determinar a eficiência da Comunicação. Dessa forma, por mais que tenhamos a sensação de que tudo mudou na Comunicação, nada mudou.
A alma da informação é o seu conteúdo e, enquanto o conteúdo que você insere em sua Comunicação for relevante, verdadeiro, ético, envolvente e persuasivo, a Comunicação continuará a ocupar no mundo o lugar que conquistou na mente e no coração dos homens.
Irreversivelmente, a Tecnologia da Informação e a sua filha querida, a Internet, vieram para ficar e estão mudando muita coisa.
A Comunicação ganhou velocidade, intensidade, cobertura e frequência, antes, apenas sonhadas.
E vale lembrar que, hoje, mais do que nunca, inúmeras métricas permitem avaliar cada impulso da Comunicação, bem como a eficácia de seu alcance e poder de engajamento.
Que você mude também para acompanhar a sua época, sempre buscando o melhor. Mas, que a sua essência não se altere e, principalmente, que o conteúdo que você gera se mantenha acima do bem e do mal.