Tudo mudou. Nada mudou. #Parte II

Square

Comunicação é uma palavra derivada do termo latino “communicare“, que significa “partilhar, participar algo, tornar comum“.

(Leia mais: Tudo mudou. Nada mudou. #Parte I)

Nos últimos 50 anos, o mundo mudou muito, mas, principalmente, a Comunicação sofreu uma enorme transformação.

Foi na virada do milênio, e podemos colocar o ano de 2001 como marco, que a Tecnologia da Informação doou à Internet a capacidade de mudar muita coisa.

É a Comunicação que dá ao homem a capacidade de entender e ser entendido pelo seu semelhante

Por meio da Comunicação, os seres humanos e os animais (por que não?) partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.

Desde o princípio dos tempos, a Comunicação foi de importância vital, transformando-se em uma ferramenta de integração, instrução, troca mútua e desenvolvimento.

E, hoje, a partir da revolução tecnológica que experienciamos, é possível observar que, mesmo abrindo mão de sua faceta mais marcante, a vertente social, há uma intensa Comunicação entre homens e máquinas e, para ser mais exato, entre máquinas que criam os seus próprios códigos!

Ou você duvida que robôs possam se comunicar e se entender graças à inteligência artificial?

Explore, desenvolva e coloque a Inteligência Artificial a seu favor, mas não se deixe escravizar pelos robôs!

O processo de Comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um receptor, que descodifica, isto é, interpreta uma determinada mensagem.

No nosso dia-a-dia, somos atingidos por centenas, às vezes milhares, de mensagens oriundas de diferentes centros de difusão, tais como a comunicação intrapessoal, comunicação interpessoal, Marketing, Publicidade, Propaganda, Relações Públicas, Jornalismo e Telecomunicações.

A Internet, sustentada e alavancada por todas as plataformas, aplicativos e processos propiciados pela Tecnologia de Informação, foi uma das principais responsáveis pelas mudanças que a Comunicação sofreu.

No entanto, é fundamental reiterar que a essência da Comunicação é a Informação, sem a qual a Comunicação não passa de uma tentativa frustrada entre pessoas, organizações e, até mesmo, países.

Comunicação sem informação de qualidade é ilusão!

Será sempre a qualidade da informação que vai determinar a eficiência da Comunicação. Dessa forma, por mais que tenhamos a sensação de que tudo mudou na Comunicação, nada mudou.

A alma da informação é o seu conteúdo e, enquanto o conteúdo que você insere em sua Comunicação for relevante, verdadeiro, ético, envolvente e persuasivo, a Comunicação continuará a ocupar no mundo o lugar que conquistou na mente e no coração dos homens.

Irreversivelmente, a Tecnologia da Informação e a sua filha querida, a Internet, vieram para ficar e estão mudando muita coisa.

A Comunicação ganhou velocidade, intensidade, cobertura e frequência, antes, apenas sonhadas.

E vale lembrar que, hoje, mais do que nunca, inúmeras métricas permitem avaliar cada impulso da Comunicação, bem como a eficácia de seu alcance e poder de engajamento.

Que você mude também para acompanhar a sua época, sempre buscando o melhor. Mas, que a sua essência não se altere e, principalmente, que o conteúdo que você gera se mantenha acima do bem e do mal.

Deixe seu ponto de vista, comente: